SOUTELO: Arraial do Melão Casca de Carvalho junta famílias e amigos num convívio único

Já começou o VIII Arraial do Melão Casca de Carvalho e promete durar, animando e unindo a freguesia de Soutelo durante todo o fim-de-semana. A decorrer na zona do Complexo desportivo e organizado por pessoas da comunidade, este Arraial, que tem como principal protagonista o melão, não se serve somente desse cartão de visita, sendo que a animação é também um elemento chamativo a este convívio. Nas palavras de Filipe Silva «é um evento que marca um momento especial da terra com a vinda dos emigrantes e a reunião da família soutelense».

Este Arraial, caracteriza-se essencialmente pela sua relação com a freguesia e a comunidade, estando ao dispor vários pratos característicos, entrelaçados com a música popular que promete criar apetite para provar o delicioso Melão Casca de Carvalho.«Boa gastronomia e com muitas especialidades, com boa música à mistura, para passar aqui três dias de festa no mês de agosto», foi assim que Filipe Silva descreveu este evento marcante da freguesia de Soutelo.

Para aguçar os paladares mais gulosos, fica a dica do porco no espeto e a sardinha assada.

A primeira noite, sexta-feira, arrancou com a mega aula de zumba, organizada pelo ginásio Let´s Go, seguindo-se o conjunto musical Arco Íris, que fez levantar das cadeiras os mais deliciados com o manjar.

Para os restantes dias, o programa é extenso e bastante chamativo, sendo que, ao contrário do primeiro dia, as actividades começam bem cedo, com a manhã de sábado a começar com uma caminhada pelas dez horas da manhã organizada pelo ginásio Let´s Go. No mesmo dia, da parte da noite, pelas 22 horas, subirá ao palco o conjunto musical Coração Minhoto, seguindo-se Maria do Sameiro às 23.
Domingo, último dia, começa bem cedo, pelas nove da manhã, com o passeio de motorizadas denominado Motomelão, que repete a sua presença face ao ano transacto, tal como o Passeio a cavalo pelas dez. Na parte da tarde, o destaque vai para o encontro dos grupos de folclore, pelas 17 horas.
Por último, o conjuto musical Tucanos, pelas 21:30 e o grupo 4FUN, pelas 23 horas, encerram este Arraial.

Para terminar, Filipe Silva concluiu que «todos os anos se trabalha com o objectivo de fazer sempre melhor, é isso que nos move e que nos irá mover no futuro.»

---
Redacção
Pedro Nuno Sousa (estagiário)
ovilaverdense@gmail.com