VILA DE PRADO: Festa das Colheitas de sexta-feira a domingo

A Vila de Prado recebe entre a próxima sexta-feira e domingo nova edição da Festa das Colheitas, evento de tributo à cultura popular e à genuína tradição do Minho.

A gastronomia regional, o folclore, as cerimónias religiosas, a recriação de práticas agrícolas tradicionais, os espectáculos de música ao vivo, o cortejo e o ambiente de grande animação são os principais atractivos do evento.

A grande novidade da edição deste ano é o desfile de charretes, que vai decorrer no domingo, a partir das 14h30, entre o Campo da Feira e a Igreja Nova.

A festa arranca já na próxima sexta-feira, com a celebração de uma Eucaristia, marcada para as 18h30. No final, começa a primeira das duas recriações de práticas agrícolas ancestrais incluídas no programa, a matança do porco, que deverá ocorrer pelas 19h00.

Depois do jantar, às 21h00, a música toma conta do recinto com a actuação ao vivo dos Amigos dos 4 Cantos.


ACTIVIDADES DIVERSIFICADAS

No sábado, realiza-se nova edição do Torneio das Colheitas em futebol de 7, no Campo do Faial, pelas 10h00. À tarde, repete-se o Desfile da Pequenada, actividade que foi criada no ano passado.

O desfile, com os mais pequenos vestidos a preceito com as roupas tradicionais e envergando utensílios agrícolas, decorre a partir das 15h00, entre São Tiago de Francelos e a Igreja Paroquial.

Às 18h30 há missa da catequese. A noite reserva uma desfolhada tradicional e magusto (20h30) e a actuação da Banda Plástica de Barcelos (21h30).


DESFILE DE CHARRETES ANIMA DOMINGO

A Missa das Colheitas, marcada para as 10h00, dá o pontapé de saída para o último dia do evento. À hora do almoço, altura para provar as papas de sarrabulho.

No período vespertino, lugar para o Cortejo de Oferendas e o Leilão das Colheitas, em que os carros com madeira, vegetais ou animais vivos, entre muitos outros, serão arrematados em leilão depois de chegarem em desfile às imediações da Igreja Nova.

Este ano, a par do cortejo, haverá também um desfile de charretes. Depois, a animação continua pela tarde dentro com a actuação dos Cavaquinhos da Casa do Povo da Vila de Prado e da fanfarra local.

As festividades terminam com uma sessão de fogo de artifício.

---
Redacção
ovilaverdense@gmail.com