Braga activa plano de emergência e repara Bom Jesus, Sameiro e Falperra

A Câmara Municipal de Braga activou hoje o plano municipal de emergência e já está a reparar as vias de acesso aos montes do Bom Jesus, Sameiro e Falperra, afectadas esta madrugada de segunda-feira por um grande incêndio florestal.

O concelho de Braga foi afectado durante todo o dia e noite deste domingo por diversos incêndios florestais, o maior dos quais irrompeu a meio da tarde e cercou toda a zona do triângulo turístico-religioso da Falperra, Sameiro e Bom Jesus, obrigando à evacuação de casas e de unidades hoteleiras, com o apoio da GNR.

«Por motivos de segurança, a via da Falperra e a via de acesso ao Bom Jesus e ao Sameiro encontram-se encerradas total ou parcialmente, para trabalhos de limpeza e manutenção das estradas e remoção de árvores caídas», anunciou esta manhã a Câmara Municipal de Braga, poucas horas depois de algumas casas e dos seus anexos terem sido consumidas total ou parcialmente pelas chamas em vários pontos do concelho.

Segundo a autarquia bracarense, «dada a situação de incêndios de gravidade acima do normal, o Município de Braga activou o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil do Concelho», devido à previsão de prolongamento de condições climatéricas «favoráveis à ocorrência de incêndios florestais» e ainda à previsibilidade da ocorrência de precipitação que «face às condições actuais dos solos, possibilitará o arrastamento de materiais sólidos».

«Considerando que a situação presente implica a adopção de medidas especiais nos termos previstos no Plano Municipal de Emergência, foram accionados os agentes de Protecção Civil da área do Município de Braga necessários a trabalhos para a resolução da ocorrência e sem prejuízo das decisões tomadas pelo Comandante das Operações de Socorro», salienta o Município de Braga.

«Foram ainda accionadas todas as entidades e pessoas com especial dever de colaboração nos termos do mesmo plano», refere ainda a Câmara Municipal de Braga.

---
Joaquim Gomes (CP 2015)
ovilaverdense@gmail.com