EPATV participa em Conferência Internacional na Geórgia

Uma delegação da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) está na Geórgia para uma Conferência Internacional relacionada com as responsabilidades dos Centros que desenvolvem Educação de Adultos, no desenvolvimento económico e social das regiões ou países em que estão inseridos.

A escola está presente nesta conferência a convite dos organizadores, o Instituto para a Cooperação Internacional da Associação de Educação de Adultos alemã (DVV Internacional) e o Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida da UNESCO (UIL), representando Portugal nessa jornada de trabalho.

Trata-se de uma conferência com cerca de 100 participantes de todo o Mundo que pretende analisar e partilhar as diferentes práticas de educação que contribuem para a inclusão social de pessoas adultas, em particular, pessoas que se encontrem em situação de desvantagem social, como desempregados, migrantes, refugiados.

Durante os três dias de trabalho, os participantes têm feito várias visitas de campo, analisado práticas e ouvido peritos de vários pontos do planeta, nomeadamente, Alemanha, África do Sul, Tailândia, Áustria, Suécia, Irlanda, Macedónia, Camboja, entre outros.

«Esta conferência, que conta com a participação do Ministro da Educação e Ciência da Geórgia, Aleksandre Jejelava, deu à EPATV a oportunidade de encorajar a República da Geórgia a implementar um sistema que permita a validação de competências dos cidadãos, elemento essencial para restabelecer a justiça social, e um desafio premente neste país», refere a escola.

Esta reunião ocorreu no âmbito da presença da EPATV na vice-presidência da Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA). «As práticas apresentadas permitem à EPATV melhorar o seu desempenho e acrescentar serviços no âmbito do Programa Qualifica, o programa português direccionado para a Educação e Formação de Adultos», frisa.

---
Redacção
ovilaverdense@gmail.com