VILA VERDE: Teatro e exposição na abertura da Semana da Floresta Autóctone

A Semana da Floresta Autóctone de Vila Verde arrancou esta segunda-feira com a exposição Cidades Educadoras e com a realização da peça de teatro “Protecção da Floresta”.

Na EB da Portela do Vade, em Atães, na União de Freguesias do Vade, decorreu a peça de Teatro “Protecção da Floresta”, uma actividade dinamizada pelos alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

Segundo os autores, esta actividade consiste na dramatização de uma peça de teatro sobre as boas práticas a ter na floresta, com o objectivo de «alertar toda a comunidade escolar para pequenas práticas que são realizadas inocentemente e que podem prejudicar a floresta, nomeadamente o lixo que fica para trás, as fogueiras para os churrascos, os passeios de motocross por trilhos não autorizados, entre outros».

A exposição Cidades Educadoras está patente ao público até ao dia 24 de Outubro, no edifício da Câmara Municipal de Vila Verde, visando sensibilizar para a promoção e conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as proteger.


SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE

O Município de Vila Verde está a promover, de 20 a 26 de novembro, a Semana da Floresta Autóctone, desenvolvendo actividades diversificadas com o objectivo de dinamizar e dar continuidade à sensibilização e educação ambiental dos seus munícipes, em especial à população escolar, no sentido de proteger as espécies autóctones da região.

Entre as actividades, o destaque vai para a caminhada ambiental "Zona ribeirinha do Homem" (sábado, dia 25, às 08h30) que inclui a recolha de sementes, assim como um ação de reflorestação em Travassós, com os alunos da EB/JI de Esqueiros, no dia 23, às 10h00.

Do programa consta ainda a realização de uma oficina de pasta de papel promovida pela Quercus, hoje, às 14h30, no Centro Escolar de Vila Verde; a libertação de uma espécie de animal autóctone, no dia 22, às 10h00 e 14h00, na EB de Moure e Ribeira do Neiva e na EB de Cervães, respectivamente; a realização da palestra "Regeneração e Biodiversidade", dia 24, às 10h00, na Biblioteca Prof. Machado Vilela de Vila Verde; e a caminhada "Trilho do Vade", no domingo, 26, com concentração às 08h30, no parque de Campismo de Aboim da Nóbrega.

---
Redacção
ovilaverdense@gmail.com