Livro ‘Caixinha de Recordações’ apresentado na EB1 de Esqueiros

A EB 1 de Esqueiros apresentou a obra ‘Caixinha de Recordações’, um livro elaborado pelas crianças do 1º ciclo e que conta a história da pequena Valéria. Através da protagonista, os meninos inspiraram-se no passado e retractam a cultura local, realçando as tradições e os saberes transmitidos pelas pessoas mais velhas.

Na cerimónia de apresentação do livro, a vereadora da Educação, Júlia Fernandes, salientou que «só uma grande escola é capaz de gerar uma obra desta natureza» e frisou que a ‘Caixinha de Recordações’ era um excelente exemplo do encontro entre gerações. «O entusiasmo dos mais novos, aliado ao saber e à experiência dos mais velhos, resultou num livro que mostra bem a cultura do concelho de Vila Verde», referiu Júlia Fernandes que considerou a obra «um verdadeiro tesouro». A vereadora da educação falou ainda da «grande aposta do Município na Educação, sector que tem uma dotação de 36% do orçamento» e disse que «não basta ter bons edifícios, também são precisos bons professores e alunos que queiram aprender».
O presidente da Junta de Freguesia, Vítor Mota, disse que «é muito fácil ser autarca quanto trabalhamos com professoras como as que temos em Esqueiros» e considerou que «todas as dificuldades que tiveram que ser ultrapassadas acabaram por motivar ainda mais as pessoas e dão vontade de continuar a fazer coisas». Dirigindo-se aos mais pequenos, Vítor Mota referiu que as crianças foram as principais protagonistas do projecto e salientou que «este é um dia para não esquecer».
A edição do livro ‘Caixinha de Recordações’ teve o apoio do Jornal O Vilaverdense, Rádio Voz do Neiva e Ideiacinco.